3 de agosto de 2016

Salar de Uyuni: O que você precisa saber...


Já falei antes aqui que um mochilão pela América do Sul era um dos meus grandes desejos de viagem, pois bem, em breve vou concretizá-lo. E o Salar de Uyuni será um dos destinos e estou bem ansiosa, dada a notícia dos perrengues, histórias e beleza do lugar. O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo e também um dos principais destinos turísticos na Bolívia. O que nem todo mundo sabe é que nos seus mais de 10.000 km² além de sal também existe a maior reserva de lítio do mundo. Que tal conhecer esse paraíso antes dele virar um pólo de extração?





EM QUAL ÉPOCA VISITAR O SALAR?

Essa sempre foi a minha maior dúvida: conhecer o salar quando ele esta alagado e vira um espelho d'água ou ir em uma época com menores riscos?
Para quem não sabe, entre os meses de dezembro e março chove muito na região e o salar fica permanentemente alagado. A fina camada de água presente faz com que toda a área do salar vire um verdadeiro espelho e é nessa época que as pessoas tiram as famosas (e maravilhosas) fotos com reflexo do céu. O que pouca gente sabe, porém, é que apesar de lindo você pode correr vários riscos, não apenas de segurança (pela condição das estradas) como também de não permitirem a entrada no salar se a camada de água estiver elevada. 
Na minha opinião não existe uma regra, é uma questão de escolha entre a certeza de visitar o salar ou tentar vê-lo alagado.









COMO SE CHEGA A UYUNI??

Depende de onde você vem. Nós iremos de Sucre, pois vamos passar por Santa Cruz de la Sierra e Potosí antes. Também existem vôos para Uyuni, de e para La Paz e Potosí. E existe um trem de Oruro para Uyuni, mas não há saídas todos os dias. O valor do tour de 3 dias pode variar de Bs600 (~100 dólares) a mais de 500 dólares. As opções mais caras incluem maior conforto e privacidade. Se você não se importa com isso, posso dizer que um valor justo para o tour varia entre Bs600 e Bs700. Me indicaram a Expediciones Sajama e a Cordillera Traveler


QUANTOS DIAS FICAR NO SALAR??
Depende de sua disposição, grana e tempo para desbravar o lugar. Há passeios disponíveis de 1, 2 ou de 3 dias. Quase todos os tours são feitos em caminhonetes Toyota Landcruiser, e levam até 6 pessoas por carro. A estrada é bem complicada, e acidentes, tanto por inexperiência quanto por imprudência dos guias podem acontecer. Por isso, é bom contratar uma boa agência para fazer o passeio. Os passeios, tanto saindo de Uyuni quanto saindo de San Pedro, podem durar 3 ou 4 dias. Os de 3 dias cruzam de um país a outro, e os de 4 dias voltam ao ponto de partida (considere o 4° dia somente para voltar tudo até a origem). Para quem vem por Uyuni, ainda há a opção de contratar um passeio de 1 dia que leva somente ao Salar. No meu caso, iremos fazer o passeio e ficaremos no Atacama para a outra parte da viagem.





ESTRUTURA PARA DORMIR: PERRENGUES E AFINS

Quem optar pelos pacotes mais baratos não deve esperar por conforto e muito menos por privacidade. Como eu estou acostumada a ficar em hostels e até acampar, achei relatos em relação às hospedagens bem justas para o valor que pagaremos. Para quem sai de Uyuni, a primeira pernoite é em um hotel de sal, bem próximo ao salar. Os quartos são duplos, o banheiro é compartilhado entre todo mundo e há a opção de banho quente por Bs. 10 (o que eu particularmente adorei!).  Já na segunda noite ficaremos hospedados em um refúgio em frente à Laguna Colorada. Os quartos no refúgio são compartilhados entre todos que estão no mesmo carro, ou seja, 6 pessoas ( daí escolher bem a agência e ver quem estará nessa aventura com você). Nessa noite não há chuveiro (nem frio),  não é possível carregar nenhuma bateria (porque não existem  tomadas) e pelos relatos é das noites mais frias de toda a viagem. 





O QUE LEVAR?

Garrafa(s) de 2 litros de água
Protetor solar e protetor labial (o reflexo do sol no salar queima muito!)
Roupa de frio (na época em que irei -novembro- a temperatura poderá chegar a 0º durante a noite)
Lanterna
Lenço umedecido (acredite, será muito útil!)
Bateria extra para celular/máquina
Traje de banho e toalha (para aproveitar as águas termais)
Vinho essencial para as noites frias e claro, para socializar
ROTEIRO DE 3 DIAS ( O que eu farei)



Primeiro dia:
- Cemitério de Trens
- Musel de Sal e tendas de souvenirs
- Percurso pelo salar
- Antigo hotel de sal (onde almoçamos)
- Isla Incahuasi
- Pernoite em San Juan em um hotel de sal 



Segundo dia:
- Gruta Galaxias (cristais)
- Ejército de Piedras (vale com algas petrificadas)
- Vulcão Ollague (e vale com formações em lava)
- Salar de Chiguana (salar com mais terra do que o de Uyuni)
- Lagunas Altiplânicas (Cañapa, Hedionda - onde almoçamos, Chiarcota e Honda)
- Montanha de 7 cores
- Deserto de Siloli e Arbol de Piedra 
- Laguna Colorada (onde pernoitamos)





Terceiro dia:
- Gêiseres Sol de Mañana
- Águas termais 
- Deserto de Dali
- Laguna Verde
- Valle de Rocas 
- San Cristobal pueblo

Um comentário:

Unknown disse...

Não esquecer de levar óculos de sol, proteção para os olhos é bem importante, pois além dos raios solares diretamente, ainda tem o reflexo no espelho de água, né? ;)

Seguidores