17 de agosto de 2016

Rainbow Mountains no Peru


Confesso que antes de começar a planejar meu mochilão pela América do sul ( contarei o roteiro depois), nunca havia passado por minha cabeça que sequer esse lugar fantástico existia. Mas depois que vi uma foto, só descansei depois de saber como fazer para ir para lá e ver pessoalmente essa maravilha da natureza.


As incríveis Montanhas de Vinicunca, também conhecidas como Rainbow Mountains ou Cerro de Colores, ficam a umas 4 horas de Cusco, e tem um visual espetacular, com diversas cores em sua formação, devido aos minerais presentes em sua composição. A trilha até Vinicunca é um passeio relativamente novo, mas que já pode ser facilmente encontrado nas agências de turismo em Cusco. Antes, a única trilha que passava pelas montanhas coloridas tinha como destinoAusangate, uma outra montanha de região que tem o pico nevado, com um caminho que dura de 5 a 7 noites.


O valor do passeio custa entre 120 e 150 reais, incluíndo transporte de ida e volta, café da manhã, almoço e guia. No lugar, há um pequeno vilarejo de aproximadamente 20 casas e as paisagens de toda a trilha são maravilhosas, as montanhas coloridas são, na verdade, apenas um detalhe! Passa-se por montanhas enormes com picos nevados, uma nascente de rio, criações de lhamas e alpacas, casinhas de pedras que parecem sair de lendas antigas e muita natureza intocada! Depois de 4h e meia de caminhada a uma altitude de 4000 a 5000m no topo da montanha, é bom ir preparado para evitar o mal de altitude ( dizem que uma turista morreu lá por conta disso #medo). Por isso Os guias levam folhas de coca para mascar, um líquido de eucalipto para inalar e também latas de oxigênio, caso necessário. Também é possível chegar ao topo a cavalo, cujos moradores alugam para fazer a subida de um modo mais digamos tranquilo.


Na volta são mais 2h e meia de caminhada contabilizando um total de 17km de uma caminhada com paisagens espetaculares.
Sempre bom lembrar de que trilhas assim são incomuns e o ideal é esperar pelo menos dois dias em Cusco para o corpo de aclimatar com a altitude e levar água, protetor, lanche e jaqueta corta vento. Na Plaza de Armas de Cusco há inúmeras agências que vendem o passeio e espero incluí-lo em meu  mochilão na passagem por Cusco.

Nenhum comentário:

Seguidores