10 de agosto de 2016

O Chile como nunca se viu

Muitos de nós brasileiros sabemos da fama de país educado, com lindas vinícolas, destino certo dos que querem conhecer a neve numa estação de esqui, além da fama de boa comida como o salmão chileno. O que poucos sabem é que o Chile tem muito mais a oferecer além dos arredores de Santiago e Deserto do Atacama. Numa região ao sul a 10 horas de ônibus de Santiago e que é um dos destinos de verão preferidos dos chilenos, fica a charmosa cidade de Pucón, cercada por rios de geleiras, praias vulcânicas e o charmoso vulcão ( hoje ativo) Vilarrica.
Confesso que nunca havia passado pela minha cabeça desbravar esse lado do Chile, mas quando conheci Pucón fiquei admirada com o charme, a tranquilidade e as aventuras maravilhosas que vivi por lá.

Para quem nunca ouviu falar da cidade, Pucón pode não parecer atrativa em um primeiro momento; entretanto, embora pequena, ela reserva muitos lugares bonitos a serem vistos, vários passeios a serem feitos em seus arredores, além de atividades ao ar livre. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria, outros devem ser agendados com as empresas turísticas. O verão é melhor para fazer alguns passeios na cidade, mas isso não significa que você não os possa fazer no inverno, pode sim, mas é preciso levar em consideração que o tempo será bem mais frio e atividades ao ar livre ou na água exigem um pouco de coragem.

Pegamos um ônibus da capital Santiago, pela Curz del Sur, sim, a mesma que eu andei pelo Peru ( amo), com ônibus leitos super confortáveis, enfrentamos as 10 horas de viagem numa boa, pois partimos às 19:00 da noite. Ao chegarmos em Pucón fomos direto pro Hostel, e logo fechamos o primeiro passeio por lá, a ida as Termas e passeio pela região de la Zona, um passeio que percorre toda a região de lagos ao redor da cidade, conhecendo praias e cachoeiras incríveis, terminando nas piscinas termais para dar aquela relaxada; O tour completo saíndo do Pucon Hostel custou o equivalente a R$110,00.

No segundo dia, resolvemos alugar bicicletas para conhecermos a cidade de uma forma mais tranquila, em menos de 2 horas terminamos de conhecer toda a cidade e partimos para a agência fechar a subida ao vulcão. Lá tem várias espalhadas pelo centro, e decidimos fechar os passeios com uma de um brasileiro, que foi muito bem recomendada a Politur Turismo. Decidimos fazer a ascenção ao vulcão mais leve que não chega ao cume, e no mesmo dia fazermos o trekking que foi uma experiência maravilhosa. O passeio todo custou em média R$ 250,00 e achei bem válido. Depois decidimos alugar um carro e conhecer a região dos 7 lagos, pegando um pouco da Patagônia Chilena, outra experiência incrível e que não teve problemas pois alugamos um carro com GPS, e tudo lá é bem tranquilo, os carros andam bem devagar por lá, acreditem! Outro passeio é a ascenção à caldeira do vulcão, que nós acabamos desistindo de última hora por puro #Medo , já que o vulcão está ativo desde março de 2015; Esse passeio está custando o equivalente a R$ 400,00 com tudo incluso, inclusive roupas de neve.

A vida noturna da cidade não é tão animada, mas há alguns bares na Av. O'higgins e ótimos restaurantes na Calle Fresia. E para manter a tradição um vídeo maravilhoso com algumas das aventuras por essa parte maravilhosa do Chile..e olha, vale super a pena conhecer!