10 de julho de 2016

Viajando de ônibus pelo Peru

Quando se pensa em fazer um mochilão, sempre deve se ter em mente que serão muitas horas de avião, barco, carro, táxi e claro, de ônibus. E no Peru isso não seria diferente, de uns tempos para cá venho percebido uma preocupação maior deles em ter frotas de ônibus específica para turistas, com carros super bem equipados, seguros, confortáveis e com acesso a internet entre outros luxos que os mochileiros amam. Resolvi fazer esse post com informações sobre as melhores empresas, que cruzam a maior parte das perigosas estradas do Peru.
A principal dica é procurar empresas legalizadas que oferecem serviços turísticos. Isso é importante porque, assim como no Brasil, há inúmeras rotas feitas por veículos ilegais que não oferecem conforto nem segurança aos passageiros. Eu viajei em um desses ônibus alternativos e a experiência não foi muito boa. Então, o conselho que deixo é não fazer isso. Há boas opções de empresas que fazem as principais rotas do país. Veja a lista abaixo:
Oltursa | Eu considero a Oltursa a melhor empresa peruana. Os veículos são novos, têm dois andares, serviço de bordo, tomada para carregar aparelhos eletrônicos, internet e outras opções de entretenimento em algumas rotas. Os preços são um pouco mais caros do que nas outras companhias, mas valem a pena. Quando for comprar sua passagem, prefira ficar no andar de baixo. Aqui, diferente do andar de cima, são apenas três poltronas em cada fileira e elas são mais largas, bem confortáveis.

Cruz del Sur | A Cruz del Sur, a empresa mais popular no Peru, também é uma ótima opção . Os veículos são bem parecidos com os da Oltursa e oferecem praticamente os mesmos serviços: dois andares, sendo que no primeiro piso fica uma área mais restrita; opções de entretenimento, internet e serviço de bordo.Se sua viagem for durante o dia e mais curta, opte por ficar no andar de cima para ver a paisagem pelos imensos janelões do ônibus. Mas se for à noite, escolha o primeiro andar para dormir melhor.


Ormeño | Os ônibus da Ormeño também são excelentes e muito melhores que qualquer empresa brasileira que faça transporte de passageiros. Quer conferir? Faça um tour pelos principais modelos de ônibus da companhia.Outro diferencial dessa empresa é que ela tem várias rotas que ligam o norte e o sul do país, passando, claro, por Lima. Mas não é só isso: ela viaja para Argentina, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Venezuela. A Ormeño também é a empresa que nos leva de São Paulo a Cusco, passando por Rio Branco, a capital do Acre.

Tepsa | A Tepsa, outra excelente empresa de transporte de passageiros, ainda é bem pouco conhecida por brasileiros. Os ônibus são novos – isso parece comum por aqui – e o atendimento excepcional.  Os serviços também incluem internet, entretenimento com telas de LED e muito mais.


Particularmente eu prefiro a Curz del Sur, que conheci no Peru e Chile. provavelmente meu p´roximo mochilão vou fazer com ela todo o roteiro por terra, mas acredito que todas essas companhias são seguras e super confiáveis. Vale lembrar que o barato muitas vezes sai caro, pois já peguei ônibus de Arequipa a Puno por ser mais barato e foi uma tremenda roubada.



Nenhum comentário:

Seguidores