31 de julho de 2016

Deserto do Atacama:Vale a pena ir...



Um dos primeiros destinos que sempre me vinham a cabeça quando decidi que queria rodar esse mundo, foi o deserto do Atacama, no Chile. Um lugar surreal, altamente mágico e que fica bem pertinho de nós. Já viajei muito, para lugares mais distantes, até que decidi que em 2016, viajaria para o Atacama, num mochilão pela América do Sul, outro sonho que em breve irei realizar! Mas porque o Atacama leva tanta gente todos os anos para explorar uma área até então considerada inabitada!??






Deserto do Atacama está localizado no norte do Chile e é o deserto mais alto e seco do mundo. Sua extensa área está a 2.440m acima do nível do mar, sendo que alguns passeios podem te levar a pontos acima dos 4.000 metros. Não tenha dúvidas quando alguém falar pra você que a paisagem no Atacama é diferente de tudo que existe no mundo. É a pura verdade! Lá você vai vislumbrar vulcõesmontanhas nevadasgeysersdunaspenhascosvaleslagos coloridos e formações rochosas que vão fazer sua cabeça pirar ao imaginar como elas se formaram. Para chegar ao deserto do Atacama, é possível a partir da capital Santiago, que dispões de ônibus todos os dias saíndo para San Pedro, vindo da Argentina,  ou mesmo vindo pelo Salar de Uyuni, na Bolívia, outro destino incrível que será tema para o próximo post! Eu pretendo usar essa rota, já que estarei em mochilão e vindo da Bolívia, e também a meu ver a forma menos cansativa, dispendiosa e que gasta menos tempo.

Conhecendo San Pedro de Atacama



San Pedro de Atacama, o ponto de partida para explorar o deserto. Eis a cidadezinha que você vai montar base para conhecer o Deserto do Atacama. Voltada basicamente para o turismo na região, San Pedro de Atacama recebe milhares de viajantes em busca de aventura. San Pedro de Atacama tem menos de 2.000 habitantes, localiza-se a cerca de 2.400 metros de altitude e praticamente tudo na cidade é voltado para viajantes. Por todos os lados podemos ver hotéishostelspousadas e restaurantes, todos com opções para que tem pouca ou muita grana. Mas disparado em quantidade estão as agências que oferecem os passeios pelo deserto… são mais de 50 AGÊNCIAS cadastradas na cidade. Algumas boas, outras ruins… algumas baratas, outras nem tanto.As que me indicaram foram a Ayllu Atacama e Flavia Bia Expediciones.

O que fazer no Deserto do Atacama??


 Valle de la Luna e Valle de la Muerte:





Vale da Lua localizado a 13km de San Pedro de Atacama, faz parte da Cordilheira do Sal. Uma paisagem lunar, realmente inesquecível!!!
A Cordilheira Do Sal era um lago antigo, cujo fundo foi sendo levantado e verticalizado pelos mesmos movimentos da costa terrestre que criaram a Cordilheira dos Andes. Hoje em dia é plena de esculturas naturais, diferentes tipos de estratificações e colorações variadas pela diversidade mineral do local. Com uma cor marrom muito peculiar parece que estamos em Marte, e em épocas de chuva, o sal aflora e a Cordilheira fica inteirinha branca. É lindo de ser ver!!!!

Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama




Se visita os imponentes vulcões Miscanti e Meniques, que se elevam sobre duas lagoas de cor azul, que levam os mesmos nomes, já que se considera que foi uma erupção a causadora da divisão entre as lagoas. Localizado na Cordilheira dos Andes é um dos 7 setores da reserva nacional dos flamingos.
É possível conhecer também o Salar de Talar (Pedras Vermelhas), corpo salino com uma superfície de 46 km2. Faz parte de uma cadeia de vulcões, lagos salinos e cristalinos. O Salar de Tara está localizado na Cordilheira dos Andes, sobre uma gigante caldeira que divide Chile, Bolivia e Argentina, que se formou depois da erupção do Vulcão Vilama. Essa mesma erupção deu origem a fauna e flora que só existem nesse salar, além de formações rochosas de 30 a 40 metros de altura que pela ação do vento e do gelo, com o passar do tempo formaram silhuetas de monges, são chamados Monges de Pacana.
Além de ser um tour mais extremo, faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos, e vamos poder observar a ave em grande quantidade, já que em algumas épocas do ano, fazem seus ninhos neste Salar.

 Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche



São visitados três pontos diferentes do Salar de Atacama, o 3o maior do mundo. A primeira parada é a Lagoa Cejar, a sua água possui uma grande concentração de sal o que não te permite afundar, em seguida os Olhos do Salar, que são dois grandes poços no meio do deserto, e curiosamente com água doce, e o incrível pôr do sol será na lagoa Tebinquiche, nossa terceira parada.

Geysers del Tatio e Termas de Puritama





El Tatio (palavra Tata-iu), em kunza, que significa o “o avô que chora”, é o maior grupo de Geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo, está localizado na Cordilheira dos Andes ao Norte de San Pedro de Atacama.Têm aproximadamente 8% dos Geyseres existentes no mundo. Sua água ferve a uma temperatura de 86oC, esse é o ponto de ebulição, devido a grande altitude.O depósito de água se encontra dentro das rochas vulcânicas, coberto por camadas impermeáveis; e algumas falhas levam a água quente até a superfície.
Localizada a 35 km de San Pedro de Atacama, a Termas de Puritama está inserida em um Cânion. Vale ressaltar o contraste das cores do deserto e a vegetação que cresce com as águas termais. É um lugar perfeito para um descanso familiar, possui 8 piscinas termais com propriedades terapêuticas e medicinais.

Tour Astronômico em San Pedro de Atacama




Esse definitivamente é um dos passeios que mais quero fazer no Atacama, pois a cerca de 15 km de San Pedro está um dos melhores lugares do mundo para se observar o céu. Por volta das 21:00 hrs da noite, se inicia o tour, onde é feito pela agência Space, onde é possível observar a olho nu boa parte das constelações, mais um espetáculo a ser apreciado nesse lugar incrível!Acho que deu para se ter uma idéia do porque o Deserto do Atacama ser umj dos lugares mais procurados por aventureiros e mochileiros ao redor do mundo. Postarei mais informações assim que estiver por lá..can't wait...


Nenhum comentário:

Seguidores